25 janeiro, 2008

Enganando o Rapidshare ;)

The Onion Router, também conhecido pela sigla TOR é uma rede de computadores distribuída com o intuito de prover meios de comunicação anônima na Internet.

A rede Tor é uma rede de túneis seguros http sobrejacente à internet onde os roteadores da rede são computadores de usuários comuns rodando um programa com acesso web.

O Tor é um programa que você instala na sua máquina e que funciona como um proxy socks 5. Ele dá bind na porta 9050 local da sua máquina.

Em seguida, você configura os seus programas (ex: web browser, emule, etc ) para usar um servidor proxy socks 5 e aponta-os para o endereço localhost (127.0.0.1).

Pronto, o Tor vai rotear todo o seu tráfego através de túneis http da rede Tor até o destino na rede convencional.

Bem, agora traduzindo as explicações da Wikipedia: O que eu ganho usando o Tor? Primeiramente, privacidade! Nenhum hacker safado poderá capturar informações da sua navegação ou identificar de onde você envia estas informações pois o seu IP local de navegação não é mais enxergado.

Se você usa um micro na sua empresa e tem um administrador de olho na rede (análise de tráfego), ele não poderá identificar quais sites você visita ou capturar conversas.

Como o sistema não sabe quais endereços você visita, eles não podem ser rastreados e conseqüentemente, não podem ser bloqueados! O Tor é uma ótima solução para driblar restrições em redes com sites bloqueados, pois ele encapsula e esconde toda informação que pode ser rastreada.

O Tor pode ser usado por qualquer computador ligado à internet e não serve apenas para burlar bloqueios. A navegação anônima também garante a privacidade do usuário contra informações que podem revelar brechas usadas por hackers e scripts de invasão.

Preconceito é uma palavra forte, mas que pode ser usada até na internet, onde sites e serviços como o da Rádio Online Pandora ou do serviço de armazenamento de arquivos Megaupload, parecem não gostar de usuários brasileiros e de certa forma bloqueiam nosso acesso a seus serviços. O uso do Tor acaba com este tipo de “preconceito”, pois o IP de saída da conexão não é mais brasileiro e sim de algum dos servidores da rede Tor.

E o Rapidshare? O serviço permite o download de um arquivo utilizando um endereço de IP e caso o usuário queira fazer mais downloads, é obrigado a esperar tantos minutos para isso até o seu endereço de IP ser liberado novamente. Usando o Tor, o usuário tem a opção de trocar sua identidade (endereço de IP) quando quiser, ou seja, basta fazer um download com um certo número de IP e logo em seguida trocar o IP por um número ainda não bloqueado e pronto, novo download liberado instantâneamente. Bão demais, não?

Qual a desvantagem de se utilizar o Tor? Pela conexão dar algumas voltas (servidores da rede Tor) antes de chegar ao destino final, a velocidade de conexão costuma cair um pouco. A dica é ir navegando e testando a velocidade, caso esteja lenta, obtenha uma nova identidade e vá testando até encontrar um servidor com uma velocidade legal.

Como instalar o Tor? O Tor pode ser usado em Windows, Linux e Mac. Para Windows, o pacote de instalação inclui o Tor, o sistema de proxy Privoxy e o gerenciador de uso Vidalia, que facilita a utilização.

No Linux, os pacotes podem ser baixados diretamente no site ou individualmente pelos repositórios.

Download Tor (Instruções de instalação e configuração acompanham o link)

Após configurar e instalar o Tor, basta habilitá-lo nas configurações de proxy do seu navegador favorito e usar a vontade. Quem usa o Firefox, ainda pode contar com um complemento chamado Switch Proxy Toolbar, que permite configurar e habilitar/desabilitar rapidamente o proxy no navegador.

Ainda é possível “Torificar” diversos softwares além do navegador, como o MSN Messenger, Emule ou programas de Torrent, para que acessem a rede sem bloqueios ou rastros.

Existem diversos artigos e dicas sobre o Tor no Tio Google, basta dar uma procurada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Stillus Downs agradece ao seu comentario....