04 outubro, 2008

Siren - PS2

 

O título do jogo é uma forma de trocadilho. O game se ambienta numa cidade chamada Hanuda em um isolado vale japonês. Quando uma sirene (que é a mesma palavra para sereia, aquela cuja voz encantava navegadores) toca, as montanhas são substituídas por água vermelha e todos as pessoas do local se transformam em shibito, uma espécie de zumbi: a influência de mitologia oriental no game é pesada. Jogadores devem controlar um grupo bastante variado de 10 personagens, que devem completar pequenas missões em dezenas de pequenos episódios. Todos esses são conectados por uma planilha, já que a ordem cronológica das missões e troca de personagem é aparentemente aleatória. Realizar certos objetivos secretos (como encontrar chaves ou tentar arrombar portas) destrava objetivos secundários em outras missões.
Antenado no horror
A mecânica do game é bastante diferente. Os personagens contam com alguns movimentos simples como correr, se agachar, usar armas e manipular objetos - mas o verdadeiro truque é Sightjacking... a habilidade de "sintonizar" os olhos de qualquer inimigo (ou amigo) e ver o mundo do ponto de vista deles. Como os zumbis são imortais (podendo ser apenas incapacitados temporariamente) e os personagens frágeis, essa função é vital na hora de planejar os movimentos pelas ruas e bosques escuros ou enevoados de Hanuda. Essas características fazem com que toda a experiência seja extremamente difícil - e a curta duração das missões parece proposital para garantir que a constante repetição não se torne demasiadamente frustrante. Planejamento acaba se tornando mais importante do que reflexos rápidos, e fugir muitas vezes é a melhor opção (e nem sempre o suficiente para impedir um Game Over. Mesmo assim, "Siren" é um game apenas para jogadores habilidosos ou EXTREMAMENTE pacientes.

  • Tamanho: 2.9 GB
  • Sistema (Video): NTSC
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