16 dezembro, 2009

Predator: Concrete Jungle - PS2

 

box-l[1] O Predador é um dos alienígenas mais memoráveis que o cinema já construiu e sua popularidade atesta sua fama. Nascido num filme de ação estrelado por Arnold Schwarzenegger, em 1987, a rotina da raça de caçadores nos videogames tem sido co-estrelar produções abaixo da critica, com raras exceções, como a série de tiro em primeira pessoa "Alien vs Predator", para PC. Infelizmente, "Concrete Jungle" é mais uma tentativa frustrada de reproduzir esse fascinante personagem nos videogames.
Oponente invisível
Logo após escolher a opção "New Game" e a dificuldade, o jogador é apresentado às diversas opções de "Concrete Jungle", incluindo itens colecionáveis, modos de desafio, um tutorial e os 27 capítulos da aventura principal. A opção de treino/tutorial é quase obrigatória, visto a enorme quantidade de comandos presentes no game. Dividido em movimentos, combates e equipamentos, o jogador ficará sabendo de quase todos os truques do Predador, além de ter uma prévia da enorme lista de falhas.
Muitos jogos de ação em 3D pecam no posicionamento da câmera e "Concrete Jungle" sofre da praga. A visão, tanto em primeira ou terceira pessoa, é praticamente manual, e se mostra uma opção equivocada para um personagem com movimentos rápidos e poder de pulo sobre-humano. Na maioria das vezes, o jogador é obrigado a ajustar a visão ANTES do salto, para ter certeza do local que se quer chegar - comprometendo seriamente o ritmo da ação. E na hora dos combates, a visão será um empecilho a mais, pois há um trabalho extra de ajustar a câmera.
Para os fãs do alien, uma notícia boa: praticamente todos os truques, habilidades, armas e equipamentos vistos no cinema foram incorporados ao jogo. Além disso, a Eurocom incluiu mais alguns elementos por conta própria. O extra, infelizmente, gera uma complexidade além do necessário, que dificulta o aprendizado e não confere uma contra-partida em diversão.
Vida de caçador
A mecânica do game é igualmente uma salada bem diversificada, com combates corpo-a-corpo, tiro em primeira e terceira pessoa, domínio de plataformas e ação furtiva, mas nem por isso se torna uma experiência agradável ao jogador. A impressão é que o fabricante foi adicionando todos esses elementos sem se preocupar com o equilíbrio geral ou, pior, não dando atenção, novamente, para o que realmente importa: a diversão.
As fases são orientadas por missões simples, mas muitas vezes frustrantes. Novamente, o jogador precisa requisitar o menu para funções básicas, como saber o TEOR da missão! O estranho é que as dicas aparecem espalhas pelo cenário, mas não se dá ao trabalho de informar o essencial. A frustração vem em diversos formatos, como a ausência de inteligência artificial por parte dos oponentes, a já citada inoperância da câmera e a impossibilidade de salvar durante as missões: não há um "checkpoint" para garantir parte de seu progresso. O resultado é sofrer novamente desde o início da fase. Além dos objetivos principais, há uma série de missões secundárias que garante diversos extras. O termo "conseguir uma skin" nunca foi tão literal quanto em "Concrete Jungle".
Inspetor Bugiganga
Em matéria de quantidade de visores, o personagem consegue ser superior a Sam Fisher, o astro de "Splinter Cell". Apesar de possuir quatro alternativas, suas funções se mostram um tanto quanto confusas e pouco práticas. Infelizmente, o clássico de Tom Clancy não foi inspiração nem para a inteligência artificial, nem para a modelagem de coadjuvantes. E apesar das diversas armas brancas e projéteis disponíveis, praticamente não há diferença no poder de fogo dos muitos dos equipamentos.
O aspecto visual é bastante irregular. Enquanto o modelo 3D do Predador é altamente detalhado e fiel, com texturas bem definidas e animação competente, os inimigos parecem ter sido feito às pressas, desprovidos de definição e expressão. Os cenários estão num meio termo, competentes, porém sem muita personalidade. Ponto positivo também para as cenas não-interativas em computação gráfica bem produzidos. A trilha musical e efeitos sonoros possuem a mesma oscilação de qualidade.

 

Tamanho 990 Mb

Baixar Torrent

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Stillus Downs agradece ao seu comentario....